top of page

Prevenção do câncer colorretal

Atualizado: 29 de jan. de 2024

Vamos falar sério sobre prevenção! O câncer colorretal não escolhe idade, mas podemos escolher a prevenção. Diagnóstico precoce, alimentação saudável e exames regulares são armas poderosas. Cuide-se agora para viver mais tarde. 💙🌿 #PrevençãoÉVida #CâncerColorretal


ree

Enfermeiro Mestre Marcos José Risuenho Brito Silva

Enfermeiro formado pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2015-2019).

Mestre em Educação e Cuidado em Saúde e Enfermagem na Amazônia - UEPA.

Especialista na Modalidade Residência em Enfermagem Oncológica - UEPA (2020 - 2022).





O Câncer Colorretal é a neoplasia maligna mais comum no trato digestivo e a terceiro tipo de câncer associado a morte no mundo, abrangendo tumores que se desenvolvem no intestino grosso, nas porções do cólon e do reto. Nos últimos anos, estamos percebendo um aumento no número de casos e, atualmente, acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, para cada ano do triênio 2023-2025 são esperados cerca de 45.630 pacientes novos com câncer de Colón e Reto.


Esse dado vem chamando a atenção da sociedade e trazendo cada vez mais a necessidade de disseminar informações sobre a prevenção da doença. Sabemos que não é fácil falar e praticar ações para a prevenção do câncer, em especial do câncer de colón e reto, o qual é cercado de fatores de riscos hereditários.


Porém, a maioria dos casos é de surgimento esporádico, ou seja, ao longo da vida, tendo maior incidência em pessoas com idade acima de 50 anos. E por esse motivo, é essencial perceber que os hábitos de vida podem influenciar na ocorrência da doença. No entanto, apesar de estar exposto a vários fatores de risco, não é certeza que o indivíduo irá desenvolver o câncer colorretal ao longo da vida.


Prevenir sempre será melhor do que tratar. A prevenção do câncer colorretal é realizada por meio de estímulos aos hábitos de vida saudáveis, como por exemplo: Alimentação balanceada, prática de exercícios físicos regularmente, o não uso do cigarro e de bebidas alcoólicas, bem com evitar o estresse e a exposição à radiação.

Além disso, existem sintomas como o sangramento retal, dor abdominal e dificuldade para evacuar que podem ser sinais de alerta para o câncer colorretal. Outra questão são os exames que podem contribuir com o diagnóstico precoce do câncer colorretal, os quais são chamados de exames de rastreamento, destacando-se principalmente: Pesquisa de sangue oculto nas fezes, colonoscopia e tomografia computadorizada.


ree

Dessa maneira, estar atento a própria saúde, ter um estilo de vida saudável, realizar exames periódicos e consultas com os profissionais de saúde são maneiras de ajudar na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer colorretal, aumentando as possibilidades para o tratamento da doença.


Invista na sua saúde, a prevenção é o melhor caminho! Despeço-me com o desejo de vidas longas e saudáveis. Até logo! 🌟💙 #CuideDeVocê #PrevençãoSempre

 
 
 

Comentários


bottom of page